Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ALERTA METEOROLÓGICO. AUMENTO DO RISCO DE INCÊNDIO FLORESTAL

O Alto Minho, entre hoje e amanhã, apresentará condições meteorológicas atípicas com a presença de uma bolsa de ar seco (20-40 %) que vai prolongar-se até a madrugada do dia 12, ficando ainda o território sujeito a um regime de ventos do quadrante Sudeste, soprando de fraco a moderado. A sensação térmica será de ar mais quente e seco para a época.

Risco de Incêndio generalizado para o Alto Minho :

  • Índice de Risco de Incêndio FWI – Dias 11 e 12 : Moderado
  • Índice de Humidade dos Combustíveis Finos – Dia 11 : ELEVADO * Dia 12: Moderado
  • Índice de Propagação Inicial – Dia 11 : ELEVADO * Dia 12: Moderado

A partir do dia 12 prevê-se um aumento da humidade relativa do ar, bem como da nebulosidade, o que pode levar a um aumento do uso tradicional do fogo para queima de sobrantes, próprias da época. Contudo a ausência de precipitação, a presença de ventos que poderão soprar moderados no litoral e nas zonas de montanha e a grande disponibilidade dos combustíveis, associado à elevada susceptibilidade, potencia o aumento do risco de incêndio no território. Sendo assim aconselha-se a limitação da queima de sobrantes no espaço florestal ou rural em áreas confinantes com espaços florestais.

Os diversos modelos meteorológicos ainda não coincidem sobre a probabilidade de precipitação nos próximos dias. Apelamos a que continuem a seguir por aqui a evolução da situação atmosférica para o Alto Minho.