Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

AVISO METEOROLÓGICO. MANUTENÇÃO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS

O território do Alto Minho ficará sob a influência das altas pressões nos próximos dias, pelo que prevê-se a manutenção da estabilidade atmosférica condicionada pelo anticiclone situado a Sudoeste da Irlanda, para na semana seguinte aproximar-se à Península Ibérica. Sendo assim espera-se no território, até ao dia 12 de Dezembro, céu pouco nublado ou limpo, formação nevoeiros matinais nos fundos dos vales dos principais rios, formação de geadas, ventos fracos do quadrante Nordeste que poderão girar para Sudeste na próxima semana, as temperaturas mínimas sofrerão uma ligeira subida e a humidade relativa do ar deverá manter-se.

Em virtude das geadas, da falta de precipitação e da humidade relativa com valores baixos para a época, prevê-se um aumento da susceptibilidade dos combustíveis florestais e um aumento da combustibilidade, principalmente de combustível fino morto, pelo que as queimas prescritas obrigam a um reforço nas linhas de controlo e a um trabalho atento face à necessidade de rescaldo.

Dependendo dos modelos de combustível, aconselha-se muita atenção para um aumento potencial de projecções, pelo que deverá optar-se por horários com valores de humidade mais elevada caso se verifiquem. Na generalidade do território, salvo casos específicos, não se deverá proceder a queimas prescritas em pinhal até às próximas chuvas.