Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ToolsMeteoFogo - Ferramentas para a Gestão de Fogos Florestais



No seguimento do trabalho desenvolvido com a iniciativa da criação desta página - MeteoFogo - e à semelhança de reunir o máximo de informação útil para a previsão de incêndios florestais e para a prescrição de queimas, continuamos no sentido de melhorar e de promover a divulgação tecnológica relacionada com a gestão dos fogos florestais. Sendo assim, num verdadeiro e saudável espírito de elevado altruísmo e benévolo, desenvolvemos mais uma fonte de recursos, desta vez orientada para a disponibilização de ferramentas de apoio à predição do perigo de incêndios florestais e à prescrição de queimas ou fogos controlados.
Esta nova fonte, trata-se de uma página complementar e articulada à página de previsão meteorológica MeteoFogo que denominamos de ToolsMeteoFogo.

A ToolsMeteoFogo reúne ferramentas de apoio online orientadas para a predição do perigo de incêndios florestais e para a determinação da prescrição de acções de queimas e conta com a colaboração do Prof. Paulo Fernandes do Grupo de Fogos Florestais da UTAD que nos disponibilizou as aplicações para o Cálculo dos Índices FWI e a aplicação PiroPinus (última versão) para a prescrição de queimas em povoamentos de Pinheiro-bravo (Pinus pinaster). Para além destas aplicações online, disponibilizamos o Cálculo de Ponto de Orvalho, o Cálculo do Índice de Perigo FFDI McArthur, Google Earth e a recém criada EPIC WebGIS, bem como outras ferramentas de utilidade para a gestão de fogos florestais.